Oi meus amores, prontos para mais uma edição incrível do DFB?

Vai começar mais uma edição do Dragão Fashion Brasil, e a boa e grande noticia é que a direção do evento  fez o alinhamento final dos planos operacionais para a estrutura do maior evento de moda autoral da América Latina com os órgãos públicos em reunião nesta segunda-feira (13). Na ocasião, o idealizador do evento, Cláudio Silveira, detalhou todos os espaços da megaestrutura de 27.000 metros quadrados montada no Aterro da Praia de Iracema, na orla de Fortaleza.

DFB Festival 2019

Mantendo a tradição de 20 anos, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, apresentará coleções de 36 nomes entre os dias 15 e 18 maio em novo local: no Aterro da Praia de Iracema, lugar pleno de significados em Fortaleza. O diretor do DFB Festival, Claudio Silveira reforça:

“para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”.

Os desfiles ocorrerão em três  salas: duas internas, com capacidade para 1.000 pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150m de extensão, instalada sobre as areias da praia. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas é uma experiência única por conta da localização privilegiada do DFB Festival 2019.

Além da programação de dança, o DFB Festival 2019 também contará com uma programação que inclui exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos, shows de música e sets de DJs. 

DCIM100GOPROG0747282.

E tem mais…

A Cores Entretenimento  promete animar os quatro dias de festival com muita música no palco “Cores na Praia”. São mais de 12 shows no espaço, misturando os mais diversos ritmos, do alternativo ao funk, do pop ao eletrônico. Entre as atrações, os destaques são a banda Melim e a Mc Pocahontas, sucessos de amplitude nacional.

“Vamos aproveitar a oportunidade dada pelo grande Claudio Silveira e mostrar que Fortaleza tem muita gente nova e talentosa que merece reconhecimento. Não vai ser apenas a Cores que vai (re)nascer com este DFB”, afirma Novack.

As apresentações no DFB Festival são uma prévia das diversas novidades que a Cores deve trazer para a capital cearense ao longo do ano, já que, durante o lançamento da produtora, os idealizadores também vão apresentar o calendário 2019.

Com apoio da Secult, DFB Festival celebra 20 anos de moda, cultura e empreendedorismo

8 de maio de 2019 – 13:00 # # # #

 

Criar, produzir e fazer girar a indústria da moda sempre foi a praia do Ceará. Por isso, o maior encontro da moda autoral da América Latina, o DFB Festival 2019 celebra 20 anos invadindo o trecho de litoral mais icônico da capital cearense: as areias do Aterro da Praia de Iracema.

Na programação de aniversário, o DFB Festival apresenta novidades que reúnem, em um line-up gratuito, desfiles, shows, quatro apresentações exclusivas de companhias de dança, exposições de fotografia, feira de marcas sustentáveis, workshops e gastronomia, reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da cultura, da formação e do empreendedorismo.

Para a edição de 20 anos, o DFB Festival aporta no Aterro da Praia de Iracema, meridiano imaginário que marca o final do Centro histórico de Fortaleza e o início da capital futurista dos arranha-céus e dos empreendimentos inovadores.

São mais de 27.000m² de estrutura do que o diretor do DFB Festival, Claudio Silveira, chama de “Cidade Autoral”, o espaço provisório por onde irão passar 36 desfiles, 4 balés, 20 shows, oito palestras, quatro workshops, sete bares, 14 restaurantes e até uma feira com foco em economia criativa, com 60 expositores.

laudio Silveira, lembra que, desde o início, “ainda que de maneira inconsciente, o Dragão (como o evento se chamava quando foi criado, em 1999) já pavimentava a estrada na qual veio a traçar essa longa jornada, unindo várias formas de expressão cultural em torno da moda”.

A instalação da megaestrutura do DFB no Aterro da Praia de Iracema atende a um convite do Governo do Estado, em reconhecimento às duas décadas de relevância do Evento para o desenvolvimento da cadeia produtiva no Ceará e, principalmente, no polo têxtil da Região Metropolitana de Fortaleza.

A iniciativa coincide com as ações de fomento ao design e criatividade, desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, através do Distrito Criativo Iracema.

A indústria da moda vai dar praia no DFB Festival 2019

Mantendo a tradição, o DFB apresentará coleções autorais de 36 nomes, em 3 salas de desfile: 2 internas, com capacidade para 1.000 pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150m de extensão, instalada sobre as areias do Aterro. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas, é uma experiência única, possível unicamente pela localização privilegiada do DFB Festival 2019.

Claudio Silveira reforça: “para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”.

É a partir desses arquétipos que compõem a cearensidade, que o DFB reforça seu DNA, reunindo, novamente, grandes nomes da moda autoral, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes e D’Aura, que têm longos históricos ligados ao Evento.

A força da indústria da moda no Ceará marca presença nas passarelas da Flee e das estreantes Parko e Homem do Sapato.

O compromisso da cadeia produtiva do Estado com o DFB deu origem a quatro desfiles, correalizados por entidades representativas do trade.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, homenageia a trajetória de uma das mais bem-sucedidas empresas cearenses do trade, promovendo o desfile da Água de Coco.

Representando a presença dos sindicatos do segmento no Ceará, o Sinditêxtil apresenta o trendshow com o preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil, e o SindiRoupas apresenta a estreia da marca Matias, com estilo assinado pelo piauiense formado no Ceará e radicado em São Paulo, Deoclys Bezerra, que volta ao Evento em que conquistou o primeiro prêmio Novos Talentos, ainda em 2000.

Valorizando a criação autoral nas microrregiões do interior do Estado, o Sebrae/CE traz uma coleção especial, criada a partir do programa Rota das Emoções, reunindo artesãos dos municípios da Rota de Jericoacoara: Camocim, Sítio Alegre, Chaval e Barroquinha, com ênfase nas tipologias crochê, palha, chita e escama de camurupim.

O Senac/CE traz a coleção Cariri Visceral, fruto de um semestre de pesquisas, assinada por alunos de Juazeiro do Norte.

Entre as estreias no line-up desta edição, nomes autorais como Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. Um dos nomes mais longevos do agora denominado Distrito Criativo Iracema, Silvânia de Deus, encerra o evento, fechando, em grande forma, estes 20 anos de ciclo do DFB Festival.

E, mantendo a tradição há 19 edições, o Concurso dos Novos reúne estudantes de todo o país, na corrida pelo prêmio de R$ 10.000,00, com equipes de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piaui, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos bastidores, a direção dos desfiles, tradicionalmente feita por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: quem assume a coordenação nesta edição é Claudio Santana, nome à frente da direção de desfiles da New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week, Korea Fashion X Passion, entre outros. Após a passagem pelo DFB Festival, Claudio assinará a direção de todos os desfiles da próxima NY Fashion Experience, que acontece de 6 a 14 de setembro deste ano.

DESFILES:

Confira o line-up oficial de moda do DFB Festival 2019:

Quarta • 15
17h30 – Parko
18h – Coletiva de Abertura
19h • Sl. 1 – Vitor Cunha + Caio Nascimento
19h30 • Sl. 2 – Almerinda Maria
20h • Sl. 1 – Homem do Sapato
20h30 • Sl. 2 – Gisela Franck
21h • Sl. 1 – FIEC apresenta Água de Coco

Quinta • 16
17h30 • DFBeach Club – Senac/RJ apresenta ESC
18h30 • Sl. 2 – Saldanha
19h • Sl. 1 – Senac/CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
19h30 • Sl. 2 – Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
20h • Sl. 1 – Rendá por Camila Arraes
20h30 • Sl. 2 – David Lee
21h • Sl. 1 – Wagner Kallieno

Sexta • 17
17h30 • DFBeach Club – Senac/RJ apresenta Marju
18h30 • Sl. 2 – Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h • Sl. 1 – Jeferson Ribeiro
19h30 • Sl. 2 – SindiRoupas apresenta Matias
20h • Sl. 1 – Melk Z-Da
20h30 • Sl. 2 – Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h • Sl. 1 – Kallil Nepomuceno

Sábado • 18
18h30 • Sl. 2 – Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida)
19h • Sl. 1 – Baba
19h30 • Sl. 2 – D’Aura
20h • Sl. 1 – Ronaldo Silvestre
20h30 • Sl. 2 – Flee
21h • Sl. 1 – Silvânia de Deus