Pense como gosto do tal do Brownie de Chocolate. Aliás, tudo que é doce eu amo de paixão. Estava rodando os blogs da vida e achei essas receitas no blog da Pugli, foi a nutri dela que fez.. então estamos um pouco liberadas a não ter peso na consciência né?

Sempre gosto de trazer receitas na sexta, já perceberam né? É porque, as vezes, temos tanta vontade de comer algo diferente no final de semana, e por que não ir a cozinha? SEM FALAR que é uma terapia maravilhosa. Eu, pelo menos, amo cozinhar.

Então vamos aprender?

  • INGREDIENTES:

–  105g de chocolate 80% (pode ser sem lactose ou sem açúcar)

–  2 ovos

–  1/3 de uma xícara de painço descascado

–  ¼ de uma xícara de amaranto em flocos

–  1 col de sopa de farinha de uva

–  2 col de sopa de fécula de batata

–  4 col de sopa de aveia sem glúten.

–  1 col de sopa de óleo de avelã

–  ½ xícara de açúcar de coco ou açúcar mascavo

–  4 col de sopa de mel

–  ¾ de uma xícara de biomassa de banana verde integral

–  2 col de café de essência de baunilha. (de preferencia natural, mas quem não tiver pode usar a tradicional)

–  2 bananas cortadas em rodelas

–  ¼ de uma xícara de água

–  1 col de café de goma xantana

–  1 col de sopa de fermento

–  Lascas de avelã

–  Farinha de arroz (ou qualquer outra de sua preferência) e óleo de milho (ou qualquer outro de sua preferência) para untar.

brownie-500x500

  • MODO DE PREPARO:

Unte a forma e pré-aqueça o forno a 180 graus.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. reserve.

No liquidificador coloque 2 ovos e o painço, bata por 3 minutos, até ficar praticamente liquido. Acrescente a aveia, a farinha de semente de uva, o óleo de avelã e o amaranto, bata por mais 5 minutos. (Fica geralmente bem líquido). Acrescente a água, o mel e o açúcar, bata mais 2 minutos. Acrescente a biomassa, bata mais 2 minutos, acrescente a fécula de batata e a goma xantana, misture com uma colher e bata por mais 1 minuto. adicione o chocolate, bata mais 1 minuto. Adicione o fermento e bata por 10 segundos no mínimo da potência. Acrescente a banana (reserve algumas para colocar por cima) e misture com um Pão Duro. Coloque na forma, jogue as bananas que separou por cima e as avelãs em lascas. Asse até quando você furar o bolo com um palito e ele sair seco.

  • CALDA:

Misture uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de óleo de avelã, uma colher de sobremesa de cacau. Coloque delicadamente por cima do bolo (deve ficar igual à foto, não é para cobrir o bolo todo, mas sim decorar). Quem preferir pode esquentar um pouco de creme de cacau com avelã da Monama ou da Flormel (que é sem açúcar) e fazer a mesma coisa que deveria ter sido feita com a calda.

Este brownie tem muitos ingredientes por 3 motivos:

1)  é um brownie sem glúten e para faze-lo ficar fofinho e cheio de fibras temos sempre que fazer um mix com diversos ingredientes.

2)  Quanto mais variado melhor, com uma única fatia já temos vários nutrientes diferentes. Aquela história de DENSIDADE NUTRITIVA.

3)  Alguns ingredientes tem só a função de enriquecer o brownie e deixa-lo mais saudável. Ex: a farinha de semente de uva que é tem muitos antioxidantes, assim como o cacau.

Receitinha extraida do blog de Gabriela Pugliese.

Espero que gostem.

Beijos.