Como uma amante de vinho, me encanto sempre com posts sobre tudo a respeito dessa bebida, a minha melhor! Beber vinho vai muito além do gosto, tem todo um sabor particular, um aroma, uma curiosidade e uma descoberta. O que você sente, outra pessoa pode sentir diferente e esse “jogo” é muito interessante. No meu blog passado, fiz um post sobre etiqueta de vinho e na hora de migrar, ele não migrou para nosso novo blog, e eu fiquei arrasada.. então, to fazendo um novo post, quem saiba esse fique melhor, já que em relação ao vinho já estou bem mais madura e experiente.

Esse post vai ser mais uma “etiqueta” do vinho, como servir, o que você precisa saber e etc. Logo mais vou postar sobre as uvas, terrier e por ai vai.. Sei que tem muita gente que gosta desse tipo de post, muitas leitoras pediram e eu atendo sempre a vocês. Então.. vamos lá?

Servicio-cantidad

Muita gente não sabe que desde abertura do vinho até o momento do último gole existe tipo um ritual a ser seguido. Sei que tem muita gente que acha isso bobagem, mas imagina em um evento, jantar formal ou algo do tipo.. Não saber dessa etiqueta pode ser um mico, sorry. 

  • A taça do vinho é colocado sempre a direita do copo d’água, muita gente tem dúvidas, então para não errar, sempre a direita.
  • Quando for servir a alguém, saiba que a quantidade que deita no copo depende sempre do vinho que está a ser servido: 1/3 do copo no caso do vinho tinto, ½ copo no caso do vinho branco e ¾ do copo no caso do vinho espumante. Eu acho péssimo quando alguém super enche minha taça, fica parecendo um balde.

4eacb6cd247001fc581948f3b32e3cee

 

  • Ao terminar de servir um copo de vinho, deve rodar ligeiramente a garrafa enquanto a afasta desse copo – não só fica bem, como vai evitar que o vinho pingue para a mesa. Dica super útil!
  • Sustente a taça pela base do talo, entre o polegar e o dedo indicador. Nunca segure pelo cálice, ou corpo da taça, para evitar que o vinho esquente em suas mãos. Este passo do servimento e degustação é útil para aprender sobre o gosto do vinho e entendê-lo.

errado

IMG_2940

 

FullSizeRender IMG_9962

  • Cada vinho tem uma taça específica, um tamanho apropriado e um formato.

 

taças

 

Muita gente pergunta porque o garçom coloca a rolha em cima da mesa. Recebi uma pergunta, uma vez, sobre o que fazer quando colocar.  A rolha é colocada na mesa para que o cliente verifique seu estado, por exemplo uma rolha rachada de cima a baixo, pode ter deixado o ar entrar na garrafa, oxidando-o. O vinho não tá bom quando você sente o gosto meio de vinagre, quando sentir, pode jogar a garrafa fora, não presta jamais.

O garçom serve pouco vinho para a primeira pessoa com intenção que ela prove o vinho e o aprove, dizendo se ele está bom ou não. Caso ele esteja ruim, será trocado. Mas atenção: só vale para quando não está bom e não por não ser do seu agrado.

Como segurar a garrafa é um dúvida que muita gente tem, principalmente quando vai receber em casa alguém e servir. Uns dizem para apoiar o dedo no fundo da garrafa, outros garantem que isso não deve ser feito em hipótese alguma! E pelo que sei aquela concavidade no fundo das garrafas de vinho não foi feita para enfiar o dedo. Algumas pessoas acham que o furo serve para apoiar o dedo enquanto se segura ou serve a garrafa. Errado! O único intuito daquele buraco é armazenar várias garrafas de um jeito mais organizado, com cada gargalo apoiado na concavidade da próxima garrafa, fazendo todas se encaixarem. Logo, se for servir o vinho, não use o furo para segurar. É perigoso, pois pode fazer você perder o controle da garrafa.

servindo

IMG_9966

Outra dúvida bastante comum é sobre a ordem de servir: Essa é muito, muito fácil: sirva primeiro as mulheres, começando pelas mais velhas; siga a mesma regra, depois, ao servir os homens.

  • Ao repor o vinho de sua taça, antes ofereça também completar a taça daqueles que estiverem sentados próximos a você. Se alguém mais distante se pronunciar, levante-se para servi-lo; é muito mais gentil do que passar a garrafa de mão em mão. Acredite.

E quando a garrafa tá acabando? A regra é mesma da comida. Antes de se servir do último gole restante na garrafa, pergunte se alguém gostaria de compartilhar esse finalzinho com você. Lembre-se que um dos prazeres do vinho é mesmo, a companhia.

Trocando o vinho: Se for trocar o vinho ou beber outro, você troca a taça ou bebe na mesma? O ideal é sempre trocar a taça quando for trocar o vinho, principalmente se for trocar o tipo de vinho (beber um branco após beber um tinto). Mesmo porque, cada vinho pede um tipo diferente de formato de taça. Se, por algum motivo, você não puder trocar de taça, vinhe a peça. Isso significa colocar um pouco de água na taça, “lavar”, e jogar a água fora, antes de receber outro vinho naquela taça.

IMG_9974

Então é isso meus amores, arrase na hora de beber o vinho, não faça feio!

Beijos e salut!