Se vamos falar sobre Santiago, vou começar com o assunto mais perguntado de todos: Cordilheiras dos Andes, Valle Nevado, El Colorado e demais centros de esquis.

Antes de qualquer coisa, nunca esquiei e não tenho roupa de esqui e de neve. Quando estava perto da viagem fui buscar informações sobre e como me ajudou, estou aqui dividindo com vocês. Passear na neve, esquiar, ou qualquer outra coisa que vai ter contato com a neve é preciso de roupas adequadas para isso. Pisou na neve: molha! Então.. Nada de couro, de malha ou outro tecido que vá molhar, tem que ser roupa impermeável. Como disse: não tenho roupa de esqui e também não tinha intenção de comprar, sabe-se lá quando vou novamente né? Então aluguei!

Todos as empresas nas quais levam para os centros de esquis fazem uma parada  antes em uma loja para alugar roupa. Sobre os preços: A roupa completa com calça, bota, casaco, luva, gorro e toca sai por 41 mil pesos, o equivalente a 164 reais.. por ai. Eu aluguei só a bota, que foi 7 mil pesos, ou seja 28 reais, mas minha mãe alugou tudo! Exagerada mesmo.

Por que não aluguei tudo: Não ia esquiar, não ia bolar na neve, o máximo que fiz foi tirar umas fotos na neve, como era coisa rápida, não deu tempo de molhar. Optei somente pela bota, pois como estaria em contato com a neve no chão, podia danificar minha bota de couro. A luva e toca de cabelo, eu tinha e levei de casa. Como não aluguei calça, casaco e etc.. Usei calça térmica, outra calça de malha em cima, blusa térmica, blusa normal, sobreposição de lã e um casaco de pele. Não senti FRIIIIIIIIIIO de morrer não, fiquei super bem e só senti frio nas mãos (quando estava sem luva) e no rosto (já que o vento gelado batia).

Depois de alugar as roupas, hora de subir. Dica: Comprem agua, chocolate e levem remédio para enjoou. São 60 curvas e muuuita gente sente tontura e enjoou. Ao lado da loja de aluguel, tem sempre conveniência.

1

O percurso até as Cordilheiras dura cerca de 1hr, de ônibus. Nossa primeira parada foi no Valle Nevado.

No caminho:

2 3

 

Onde comprei o passeio: Comprei na CVC, aqui em Mossoró. Porém, é super fácil de comprar pelo Chile. No Mercado Central vende todos os passeios possíveis e inimagináveis, não achei caro, achei preço normal. Também tenho contato de um Brasileiro, gente booa, que trabalha com isso e mora no Chile. O marcos: 56 9 8443-9291 (o número é whats, então.. é só chamar lá que ele responde). Como ele é brasileiro, fala português, fica super mais fácil e vocês vão aprender muito mais.

Valle Nevado: É a estação de esqui mais famosa de todas e a mais linda também, no meu ponto de vista. Por lá tem hotéis e resorts lindoos.. Para quem quer esquiar essa estação é mais para profissionais por ser muito íngreme.

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Farellones: Não conhecemos bem essa estação, nossa parada aqui para almoçar, e que comida delicia. Amei o restaurante que paramos, foi no resto do Hotel das Cordilheiras.

15 16 17 18

 El Colorado: é a estação de esqui intermediária. Uma boa opção para começar a aprender a esquiar, mas se quiser só curtir o visual, lá há um teleférico que te deixa no alto da montanha, com uma linda vista.

19 20 21 22 23

 

Sobre temporada de neve: Muita gente me perguntou até quando tinha neve. As maiores chances são de junho a setembro, porém.. Talvez em setembro você já não consiga ter a montanha toda branquinha. Por exemplo, fui semana passada, tinha neve, mas em alguns pontos já dava para ver o marrom do morro. Então acho que para não ter perigo de chegar lá e não ter neve, até o começo de setembro seria uma boa.

PS: Em todas as estações tem café e restaurante, porém.. é mais caro do que em Santiago. Quem quiser economizar, leve um “salve” de lanchinho.

Sites oficiais:

Valle Nevado: http://www.vallenevado.com/pt/

El Colorado: http://www.elcolorado-centroski.com/

Farellones: http://www.farelloneschile.cl/